sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pra você ver ... mas essa ciência eim ...



Como exposto no post anterior, taí mais um exemplo do que antes a ciência tratava como "mito". O que muitas tribos indígenas e até civilizações antigas já diziam, era visto como mitologia. Agora vem a "ciência" e comprova. Curioso não?! O que mais a ciência vai "confirmar" pra esse ano que vem eim ... (?). Mas essa ciência, cada dia me surpreende mais ...

























Enquanto isso, vemos mais e mais coisas como essa: (Leia a notícia por favor).

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111202_vulcao_islandia_is.shtml


13 comentários:

  1. Tudo certo, Rodrigo? O Kátia é fichinha perto do Tambora, que também anda nervoso. No Japão, dias antes do tsunami, peixes abissais vieram para frofundidades onde puderam ser pescados e reconhecidos como os antigos mensageiros de maremotos. Essa notícia saiu no The Telegraph, uma semana antes do tsunami: http://www.ciclofinal.blogspot.com/2010/03/pressagio-de-um-terremoto-no-japao.html Abraço do Wilson de Blumenau

    ResponderExcluir
  2. Desligue os micros no dia 06 e so ligue 3 dias depois.

    ResponderExcluir
  3. Pra vc ver. Eu pensei a mesma coisa. Riram, fizeram piada dos que acreditam que o encalhe de baleias e golfinhos tbm indicam terremotos próximos e agora essa: eles já estavam pesquisando a mesma coisa. E os idiotas de plantão, as pessoas que não pensam por si, agora vão acreditar: oh, foi a nasa quem disse (sorvete na testa).

    ResponderExcluir
  4. Caro Rodrigo, sinceramente não entendo esse aparente ódio em relação a ciência. Pois para falar mal dela, você utiliza um computador, utiliza a internet, utiliza a energia elétrica e a linha telefônica (ou wi-fi), tudo isso desenvolvido por cientistas! Não achas um contrassenso?

    Além disso, na sua vida cotidiana você certamente utiliza celular, televisão, rádio, mp3, cd player, dvd, carro (e quem sabe vários outros meios de transporte que juntamente com o gps, te levam ao seu destino), prepara a comida no microondas e\ou forno, lava as roupas na máquina de lavar e às passa com o ferro de passar, toma banho quente com chuveiro, utiliza ar condicionado, geladeira, acende a luz para ler um livro (que foi impresso por máquinas dadas pela ciência), olha no relógio para não perder a hora etc etc etc...

    Provavelmente também, você já deve ter precisado ir ao médico e tomar remédios e quem sabe (Deus o livre) precisará novamente. Também é provável que você conheça alguém que precise tomar remédios para se manter vivo ou que tenha passado por alguma cirurgia para que pudesse continuar vivendo.

    Bom, como pode ver, a ciência está por TODA à parte nos auxiliando, seja dando conforto e entretenimento ou seja nos mantendo vivos por mais algum tempo face à nossa inevitável morte.

    Escrevo isso pois, não vejo a ciência como um inimigo, muito pelo contrário, é graças a ela que a humanidade saiu daquele tempo onde se tinha uma qualidade de vida péssima, trabalhando-se muito e morrendo jovem, seja por falta de tratamento e remédios para as doenças ou seja queimado vivo em uma fogueira pelos ignorantes da época.

    Também escrevi essa mensagem porquê você me parece ser um cara inteligente (do contrário nem perderia meu tempo) e certamente, se você se permitir pensar um pouco sobre essa questão, verá que eu tenho alguma razão.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Então Eduardo, parece que pensando assim vc vai continuar nao entendendo.

    Não estou criticando a ciencia em si, mas sim a maneira como a enxergamos. Ciencia que se impõe é dógma assim como religão.

    “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” - Carl Sagan

    "Ter espírito científico é estar, sobretudo, numa busca permanente da verdade, com consciência da necessidade dessa busca, expondo as suas hipóteses à constante crítica, livre de crenças e interesses pessoais, conclusões precipitadas e preconceitos”. – Francisco Saiz

    Albert Eistein – “O único que interfere na minha aprendizagem é a minha educação”

    “A verdade é filha do tempo, e não da autoridade" - Frase proferida por Galileu Galilei diante do tribunal da Santa inquisição.

    Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito. William Blake

    A ciencia que se impõe por decreto, nunca será ciencia, señao religião.
    E uma religião da ciencia nos condúz à negação da consciencia.
    E o ser humano tem consciencia e discerne.

    Penso...logo existo, e se existo e penso, deduzo que posso opinar,
    investigar, ler e contrastar. Sinto e penso e posso investigar.
    Sou livre de aprender, respirar, viver, pensar, crer e de argumentar.

    Entendeu agora??

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. A ciência não é imposta a ninguém, você que a enxerga assim! Qualquer pessoa pode agumentar contra qualquer teoria, desde que o faça com argumentos e provas cabíveis a detreminada situação. Afinal de contas, palavras sem provas são só palavras. É preciso demonstrar que se está correto. Pesquisar pela internet sem se obter essas provas e achar que desvendou os segredos do universo é que está errado!

    E já que você gosta tanto de usar frases de outros nos seus argumentos, aí vai uma bem apropriada:

    "É bom manter a mente aberta, mas não ao ponto do cérebro cair..."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. rss... então Eduardo, quando o meu cerebro cair, eu mesmo pego ele e coloco no lugar... fica tranquilo... enquanto isso vc corre atrás do rabo caçando suas provas... rs...

    Pelo jeito vc nao vai entender tão cedo o que quiz expressar, e olha que nem é tào dificil assim até porque se tivesse lido mais posts do blog teria tido outra postura, mas enfim, eu entendo sua indignaçào... faz parte...rs...


    foi Aristóteles que disse: "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete"

    Einstei: "Se a princípio, a idéia não é absurda, então não há esperança para ela".

    e pra finalizar, já que pra vc, meu cerebro está caindo, deixo está pra vc: "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original"

    E mais essa que fecha bem:

    "Expando minha mente até ela chegar ao tamanho do universo"

    Caso se interesse, pode ler: http://rmorais76.blogspot.com/2011/11/ciencia-como-regra-e-o-contraste-por.html

    Abração pra vc ...rs

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, entendi o que você quis dizer, mas não concordo. De novo, a ciência não é imposta à ninguém, não é enfiada goela abaixo como algumas religiões. A ciência se baseia em fatos, experimentos e provas que demonstram a sua veracidade em determinados assuntos. Na minha concepção, a sua maneira de enxergá-la é que está equivocada. Mas é claro que eu não posso te convencer disso e tão pouco você me convencer do contrário.

    Quanto a ler outros de seus posts, se engana se pensa que eu não o fiz. Li vários deles e, para ser honesto, não concordo com a maioria. Mas admito que muitos deles me fizeram pesquisar à respeito, afinal de contas, só um tolo acredita em tudo que lhe é apresentado sem questionar. Também notei que, quando confrontado, você se altera e, ao invés de defender o seu ponto de vista com argumentos e provas, apenas ataca o questionador, fazendo pouco dessa pessoa e, no máximo,talvez por falta desses argumentos, repete frases de outros (em geral de cientistas que acreditavam e defendiam essa forma de ver a ciência que você tanto critica).

    Em tempo: o problema do cérebro cair no chão é que, por se tratar de um órgão muito frágil, ele espatifa-se, tornando assim impossível ao dono colocá-lo de volta na cabeça...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eduardo, na boa amigo... se leu com atenção percebeu que não peço a ninguém que concorde comigo... isso realmente não é o que procuro... eu apenas exponho dados em que tenho pesquisado, contrastado e muitas vezes constatado de diversas maneiras, mas isso não impede que vc ou qq pessoa traga uma nova informação que apoie ou discorde... minha intenção nunca é de agredir ou de forçar crenças ou impor nada... toda informação que exponho tem sim um ponto de vista meu... nao tenho o menor problema em ser confrontado, mas repito que esse nao é o intuito... quem confronta é porque está se sentindo agredido e eu entendo isso... é dificil romper crenças estabelecidas, é dificil romper padrões... entendo isso... e caso vc nao se identifique com o blog, o ideal é que vc nao perca seu tempo por aki... mas se de alguma maneira, alguma coisa te ajude, te faça pensar diferente, e refletir, já atingi o meu objetivo... mas nao gaste energia confrontando-se comigo...é besteira... diga que nao concorda com isso ou akilo e td bem... extender discussões defendendo pontos de vistas é uma grande besteira e perda de energia...

    certo... não quero mudar seu ponto de vista, apenas chamar a sua atençao para que olhe em outras direções também.... só isso...

    Abs!

    ResponderExcluir
  10. Certo Rodrigo, entendi o seu ponto de vista e vou respeitá-lo. Afinal de contas, não precisamos brigar só por discordarmos em alguns assuntos, não é mesmo?

    Vou confessar que algumas coisas que você escreve me deixam com a "pulga atrás da orelha", embora, ás vezes, ache que há alguns exageros (no meu ponto de vista). Como por exemplo a manipulação da história de Jesus pela igreja (é, eu não confio muito naqueles "senhores" que comandam as religiões), ou ainda algumas questões politicas envolvendos os governos do mundo, entre outros assuntos. Acho que realmente pode haver alguma (ou muita) verdade nesses temas. É que tenho um senso crítico um pouco forte, e um ceticismo ainda mais forte (ás vezes muito forte hehe). Bom, acho que já me fiz entender...

    Desculpe "qualquer coisa" e quanto a perder meu tempo aqui, como disse na minha primeira mensagem, não estaria aqui se eu acha-se que não vale à pena.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Tranquilo Eduardo...é isso ai, não temos que brigar nao... isso é bobeira... mesmo com pontos de vistas diferentes podemos ser amigaveis e nos respeitar... acho importante que haja discordia, mas ficar discutindo e agredindo nao nos leva a nenhuma parte interessante... fico feliz que tenha tido essa postura madura... bom saber... e fico mais feliz de ver que de alguma forma as coisas que exponho aqui fazem vc pensar... obrigado por cometar! Claro que desculpo vc... um pedido sincero já vale por si só... e eu tbm quero me desculpar por ter sido meio "aspero" nas respostas anteriores... acho que um amigo vale muito mais que mil inimigos...

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Amigos, sem querer tomar partido, gostaria de acrescentar um pouco sobre a ciência, apesar de concordar em parte com os argumentos do Eduardo, posso afirmar, por experiência própria, que a ciência que nos é ensinada (no Brasil), nos bancos de escolas e faculdades, é dogmática, por parte de quem ensina, sou ex-aluno de física e cansei de ver paradigmas serem quebrados pelas novas descobertas e mesmo assim ter que aceitar velhas teorias impostas pela grande maioria dos professores sem que se possa argumentar sob pena de reprovação.

    ResponderExcluir
  13. Fala anonimo... é isso aí... eu sei que aprendemos muito e dependemos muito do que a ciencia fez e faz e o que nos proporciona, porém a criação de instituições reguladoras do que se estabelece como paradgmas da realidade são 150% corporativistas... os governos já são tbm assim, e as Leis criadas são muito mais beneficiosas às coporações financeiras do que para as pessoas. Ou seja, o FASCISMO é tanto pelo governo como pelas instituíções de ensino tbm... o que se aprende é o que se repete e o que se repete se torna que se se torna a repetir... como um ciclo que nos coloca em uma estagnação cienfifica que só evolui quando há interesse e quando os Fascismo coporativista "abocanha" o interesse de qualquer nova descoberta... Por exemplo: TESLA... o cara desenvolveu muitas tecnologias e em especial a energia livre pra todos sem custo e infinita... mas suas patentes foram todas compradas, ele foi sacaneado por seu ex-parceiro de trabalho Tomas Edson que era um completo adepto ao corporativismo e corrupto com muitos enteresses próprios... Tesla morreu na sarjeta!!! E o povo nem sequer le sobre ele... nas escolas nenhum professor fala dele... é incrível isso, mas ninguem repara... e há outras coisas tbm que podemos seguir citando aki, mas teriamos que precisar de muito espaço pra listar todas elas...

    Enfim, é óbvio que a ciecia é muito importante, mas regrar o pensamento e a imaginação é escravidão por rabo preso por interesses coporativistas em jogo... no final, é só vc se perguntar: Quem lucra???

    Abraço!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...